quinta-feira, 12 de abril de 2012

_tornar-me imortal para depois morrer


"Sorrir mais e Soltar gargalhadas
Deixar pra trás o que te entristece e tece teus ais"
Gargalhadas - 5 à Seco 


- Então me diz, do que você está sofrendo? - me pergunta o médico. Confesso que fiquei alguns segundos distraído com todos aqueles cachos joviais daquele médico bonitão. Pensei em perguntar se eu podia colocar as mãos nos cabelos dele, mas acredito que não seria apropriado.
- Estou sofrendo de felicidade, doutor. - Respondi, com a certeza de uma vida.
- E isso é ruim?
- É ruim quando é difícil compartilha-la.
- Mas como assim, Cláudio? Quem negaria felicidade?
- Todo mundo nega a felicidade. Tem uns que acham ela difícil ou se quer existe. Ou até que é necessário um motivo para que ela exista. Por exemplo, quando alguém me pergunta se eu estou bem e respondo com um "excelente", ainda me perguntam o porquê. Oras, e preciso de motivos para estar excelente?
- É que não é comum uma pessoa estar tão feliz sem um motivo aparente.
- Doutor, eu nem pergunto mais para as pessoas se está "Tudo bem". Todos tem problemas e eu quero evitá-los e deixá-los ao máximo longe de mim.
- Será que você é feliz mesmo ou apenas foge da tristeza?
- Doutor, toda felicidade há muito de tristeza. Reconheço a minha felicidade por que já fui muito triste. Beirei ao desespero. Minha felicidade então, pode sim, ser um misto de fugir dessa sensação e reconhecer-se como felicidade, visto que já flertou com a tristeza várias vezes. E isso não é bom? Essa concepção de felicidade versus tristeza só mostra que tudo pode ser interpretado como feliz, mesmo que seja triste. Não é tristeza, é ganho de experiência. Não é tristeza, é um recuo providencial de auto-conhecimento. Não é tristeza.
- Você acha que a tristeza é ausência de felicidade, ou a felicidade que é a ausência de tristeza?
- Se for para escolher uma sentença, seria "A felicidade é a ausência de tristeza". Na felicidade, a tristeza só está em um campo explicativo. Tristeza não é ausência de felicidade, pelo contrário. A felicidade está em todos os lugares. Todos. Como Bjork diria, "All is Full Of Love". Tristeza é a ausência de poesia, de arte. Tristeza é não conseguir perceber que o extraordinário não é raro, pois a poesia é saber que tudo é extraordinário.
Felicidade está no manter-se a direita da escada rolante, respeitando o espaço do outro, ou passar horas transando com quem você está apaixonado, e terminar com a cabeça no peito dele.
- Muito legal você querer lutar contra a tristeza, Cláudio.
- Mas doutor, eu não luto com a tristeza, eu ignoro ela. Não sei reconfortar ninguém, não sei falar palavras de ânimo. Não tenho paciência para a tristeza.
- E como você faz isso?
- Faço por que a felicidade é a descomplicação. Felicidade só é felicidade quando se é feliz sozinho. Um solitário andar confortável  por dentro de nós mesmos.

Cena do filme ACOSSADO, de Jean Luc Godard
"- Qual a sua maior ambição?
- Me tornar imortal e depois, morrer."

2 comentários:

Anônimo disse...

Já estou esperando a próxima publicação. Estou olhando todos os dias, portanto não demore. Gracias.
John Mata.

Anônimo disse...

nunda tinha reparado o quanto interessante é essa cena.