sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Cantando na Chuva"

"I'm singing in the rain. Just singin' in the rain.
What a glorious feeling. I'm happy again."

Cláudio, 19 anos e, atualmente, vítima de caxumba nesta idade. Solicitação médica de repouso absoluto, passei meu dia em descanso, com coca-cola, chocolate e filmes antigos, entre eles, o glorioso "Cantando na Chuva" (1952).
O título de melhor filme musical de todos os tempos é unânime para "Cantando na Chuva". E como toda regra há uma exceção, a regra de Nelson Rodrigues de que "Toda unanimidade é burra", não se aplica neste caso. Dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly (que também protagoniza, produz e coreógrafa) e com US$ 1,9 milhão de orçamento, o musical é apaixonante, com uma história repleta de dinamismo e alegria de viver. O filme passa-se no final da década de 20 nos mostrando a transição do cinema mudo para o cinema falado. Há muitas homenagens há outros sucessos cinematográficos durante o filme. Podemos notar referências à Dick Powell e Louise Brooks, e aos filmes "A Roda da Fortuna", "O Pirata", "Os Três Mosqueteiros", "Maria Antonieta", "A Carne e o Diabo, entre outros. Chega a ser um importante registro histórico. Ao citar "O Cantor de Jazz", o primeiro filme falado da história do cinema, nos alavanca aos problemas que o mundo do cinema passava na época: problemas com as vozes /dicção dos atores, localização dos microfones, referências à atores , o abuso de atores desconhecidos para dublar famosos, a limitação dos atores em seguir um roteiro, etc.
A cena mais memorável do filme, e por que não a mais memorável do cinema, é Gene Kelly cantando e sapateando na chuva. Duas impressionntes curiosidades é que o ator estava febril ao interpretar a cena e foram necessários litros de leites a serem adicionados na água da chuva para aumentarem sua visibilidade. Tambem é importante citar a cena "Make'em Laugh" com Donald O'Connor e "Good Morning", com Dennie Reynolds. Àlias, o esforço partiu de todos. O'Connor passou uma semana no hospital devido as filmagens. As jornadas de trabalho duravam 19 horas, seis dias por semana. Anos mais tarde, O'Connor e Reynolds confessaram o medo que possuiam de Kelly, onde ouviam constantemente "Trabalhem Duro", dele. Kelly, em sua biografia, afirma que a escolha de Reynold foi "pela sua resistência em trabalhar durante horas e assimilar complicados movimentos sem dificuldade, pois não sabia dançar nem cantar muito bem". Cyd Charisse terminou as filmagens com inúmeros hematomas devido as 'pegadas' de Gene Kelly. O ator era extremamente autoritário e difícil, diziam. Identifiquei-me, rs. Ao final de sua exibição, arrecadou mais que o triplo que seu orçamento, mas não ganhou nenhuma estatueta do Oscar com suas únicas duas indicações.
A todos que apresento este filme em uma sessão pipoca em casa, a paixão é instantânea. "Moses Suposses" e "Good Morning" foram trilhas sinoras da minha pré-adolescencia e de minhas amigas. Sonhávamos em decorar os dificílimos sapateados dessas seqüencias.
O que apaixona não é a grande produção, o roteiro bem contruido ou as músicas utilizadas que são as mais famosas do cinema. O cinema clássico tem esta essência infantil e inocente. Um entretenimento sem violência, um amor sem interesse e uma comédia sem pornografia, como ocorre atualmente. É a essência do cinema, seu ápice. Quem nunca quis dançar e cantar na chuva apenas por estar feliz? Eu já tentei. :)
Nota: 10,0
.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Singin'in the Rain
Gênero: Musical
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1952
Estúdio: MGM
Direção: Gene Kelly e Stanley Donen
Roteiro: Betty Comden e Adolph Green
Preço: R$29,90

Cláudio_DeLarge

3 comentários:

Unknown disse...

Aprendi a amar esse filme por você! Podem dizer que é tolo, mas como vc disse: é a essência do cinema.
E eu continuo querendo aprender os sapateados!

Yuri disse...

Vc me obrigou a ver esse filme e eu agradeço por isso. mais lindo que ver o filme eh ver seus olhos brilhando e cantando o trava lingua do filme. opakapokapoakpoaka

rinaldo disse...

um dos melhores filmes do genero, gosto muito de musicais e cantando na chuva é um filme que encanta os nossos olhos.